Coleção inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2023 – Objeto 1
Material de divulgação da Editora do Brasil
Sobre a coleção
A obra trabalha a Geografia, valorizando o contexto sociocultural dos estudantes para conectar o conhecimento escolar ao seu dia a dia, com o objetivo de motivar questionamentos, reflexões críticas e análises.
Para isso, a coleção trabalha as seguintes temáticas:
- O sujeito e seu lugar no mundo;
- Conexões e escalas;
- Mundo do trabalho;
- Formas de representação e pensamento espacial; e
- Natureza, ambientes e qualidade de vida.
Em todos os volumes, a coleção oferece contextos adequados para o desenvolvimento da competência leitora, sendo que, nos 2 primeiros anos, o foco está no processo de alfabetização geral, como solicita a PNA.
Destaques
- Estímulo de práticas de cidadania;
- Reflexão de princípios éticos, democráticos e inclusivos;
- Desenvolvimento do raciocínio geográfico;
- Apoio à avaliação diagnóstica dos estudantes no início de cada ano, à avaliação de processo durante o ano letivo e à avaliação de resultados ao final do ano.
- Além das seções comuns à coleção Novo Akpalô, a obra de Geografia traz seções específicas para este componente:
- Geografia em ação – apresenta temas atuais para aproximar o cotidiano do estudante das temáticas geográficas;
- Cartografar – com tarefas de representação que envolvem o raciocínio geográfico;
- Caderno de representações e cartografia – um conjunto de gráficos, fotos e mapas utilizados nas atividades.
Plataforma para Análise das Obras
Manual do professor
Com uma abordagem dinâmica e objetiva, o Manual traz seções que facilitam o trabalho do docente, Confira algumas delas:
- Orientações – encaminhamentos relacionados aos conteúdos e às atividades, além de orientações sobre alfabetização, citação de competências gerais trabalhadas na página, entre outros.
- Dicas de organização – orientações para que o professor possa se preparar para a realização de certas atividades.
- Roteiro de aula – sugestões, passo-a-passo, para o desenvolvimento da aula.
- Atividade complementar – pode ser encaminhada como complemento ou como ampliação de abordagens.
- Olhar interdisciplinar – proposta de abordagem interdisciplinar suscitada por algum assunto do Livro do Estudante.