Maurício Veneza nasceu em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, e é escritor e ilustrador. Ele escreve e ilustra principalmente para crianças e jovens, mas já criou ilustrações para agências de publicidade, jornais, revistas, livros didáticos e, até mesmo, televisão.
Ele estreou no mercado editorial de livros infantis em 1987 e, no ano seguinte, já foi indicado para o Prêmio Jabuti por Melhor Produção Editorial de Obra com as publicações Quem perde a voz perde a vez e O barquinho vai…
Ele não parou por aí, continuou escrevendo livros e ilustrando outros tantos que foram selecionados para programas governamentais, como o Plano Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que até lhe renderam prêmios e reconhecimentos como Altamente Recomendável da FNLIJ e o da Academia Brasileira de Letras.
O sucesso de suas obras está relacionado à sua dedicação. Segundo ele, as ideias não vêm espontaneamente e ele está sempre à procura delas, atento como um caçador de borboletas. Só assim poderá
capturá-las e transformá-las em lindas histórias. Por isso, ele sempre carrega um pedaço de papel ou bloquinho, e sai anotando tudo, até conversas interessantes que ouve pelas ruas.
Atualmente, Maurício Veneza vive em sua cidade natal e já tem mais de 120 livros infantis e juvenis publicados, somando os que ele escreveu e os que ilustrou para outros autores. Continua escrevendo e ilustrando até hoje e ainda contribui para a revista Ciência Hoje das Crianças. Além disso, é membro e sócio-fundador da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).